top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

Como evitar as deformidades da Artrite Reumatoide?

Após o paciente receber o diagnóstico de Artrite Reumatoide, uma questão que passa a ser questionada é o desejo de evitar que apareçam deformidades articulares ou evitar evolução das que já estão presentes. E como fazer isto? Através de 2 ferramentas que são oferecidas ao paciente:


A primeira ferramenta para evitar deformidades da Artrite Reumatoide:

A ferramenta oferecida ao paciente logo no início do tratamento é a opção medicamentosa. Há muitas opções e caminhos possíveis a serem seguidos. Sempre será tratada por uma decisão compartilhada entre o médico e o paciente, qual vamos expor riscos, efeitos adversos e posologia. O tratamento não se restringe somente ao corticoide e ao Metotrexato como infelizmente muitos pensam. São duas medicações ótimas! O corticoide é a primeira das opções oferecidas ao paciente, porém seu uso deve ser temporário. Claro que em muitos casos, há uma dificuldade no desmame desta medicação, mas sempre vamos tentar otimizar o tratamento para que a longo prazo você não precise de doses diárias do corticoide. Ele é muito bom a curto prazo, possui um efeito e ação rápida, porém com passar do tempo seus efeitos indesejáveis começam aparecer, por isso vamos tentar sempre substituir medicação, quando possível. A outra medicação que citei é o Metotrexato, que acaba sendo a escolha mais frequente no início do tratamento. Realmente é uma ótima medicação que podemos utilizar de forma contínua, porém caso a medicação não surta efeito desejado ou apresente efeitos colaterais adversos, que infelizmente são comuns, em decisão compartilhada com o paciente, existe outras opções de medicamentos sintéticos que podemos utilizar como leflunomida, sulfassalazina, ciclosporina e Hidroxicloroquina. Porém na falha das medicações sintéticas podemos dar um salto no tratamento e partir para novas categorias de medicações. Temos os medicamentos Biológicos e, mais recentemente, os medicamentos de pequenas moléculas. Porém qual opção medicamentosa a ser oferecida dependerá de características próprias do paciente (idade, outras doenças associadas, gravidade da artrite reumatóide).


Qual a outra ferramenta para evitar deformidades da Artrite Reumatoide?

O paciente deve manter hábitos de vida saudáveis, como uma dieta balanceada, exercícios físicos regulares, controle de peso e cessar o tabagismo. São mudanças fundamentais para que junto com o tratamento medicamentoso, você consiga controlar a evolução da doença de forma mais eficaz.


Sempre converse com seu Reumatologista! A Artrite reumatoide se não tratada corretamente e de forma regular, pode deixar sequelas indesejadas. Porém felizmente a medicina esta avançando muito e a cada ano que passa, temos novas e melhores opções de tratamentos ao paciente para que possa levar uma vida com melhor qualidade.




960 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page