top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

O que são os remédios imunobiológicos na reumatologia?

Já ouviu falar sobre os remédios imunobiológicos? Produzidos a partir de células de organismos vivos, em determinados casos eles têm a capacidade de modular a resposta imune do corpo. São de última geração e desenvolvidos por meio de processamentos tecnológicos.


🔸 Dentro da reumatologia, são uma alternativa de tratamento para grande parte das doenças imunomediadas, como artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, lúpus, esclerose sistêmica e vasculites.


Existem várias opções disponíveis, que podem ser usadas como tratamento único ou em associação com outros fármacos, sempre considerando o perfil clínico do paciente e o grau de atividade da doença. Eles já são disponibilizados pelo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão no rol de medicamentos da ANS para sua operadora de saúde também fornecer.


🔸 A opção pelo remédio biológico deve sempre ser individualizada, tendo em vista o controle intensivo da doença, e considerando a eficácia, segurança e custo. Além disso, a escolha deve ser compartilhada entre médico e paciente, após esclarecimentos sobre a doença e as opções disponíveis para tratamento.


O objetivo é sempre alcançar o estado de remissão ("adormecer" a doença) ou, quando não for possível, a baixa atividade da doença.


Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Como posso te ajudar hoje?


Dr. Rodolfo Weidmann

Reumatologista

RQE 26807

256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page