top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

Quando você precisa buscar um reumatologista?

Talvez você saiba bem quando precisa buscar um oftalmologista, um dermatologista ou um ginecologista, mas e o reumatologista? Você já se perguntou quando precisa se consultar com um? Hoje vou responder essa dúvida que é bastante comum.


Primeiro, a gente precisa ressaltar que a reumatologia é uma especialidade médica que cuida de articulações, músculos, tendões e ossos. Dentro da reumatologia existem diversas condições, principalmente autoimunes e que precisam de atenção.


Quero te lembrar também que o corpo dá alguns sinais de que é hora de consultar um reumatologista. Esses sinais e sintomas são:


▫ Dores nas articulações, como joelho, punho e dedos

▫ Inchaço nas articulações

▫ Rigidez matinal

▫ Dor lombar

▫ Dores crônicas, que não passam mesmo com medicamento

▫ Associado aos sinais acima, lesões ou espessamento da pele, aftas frequentes, queda expressiva cabelo, fadiga, falta de ar, dificuldade para deglutir


Esses sintomas estão bastante associados com doenças reumatológicas como artrite reumatoide, fibromialgia, espondilite anquilosante e lúpus.


Mas não é só diante de um sintoma que você pode chegar até mim. Existem casos em que o paciente é encaminhado por outro colega médico que diante de um quadro clínico suspeito, encaminha para investigação.


E quais são as principais doenças que a reumatologia trata? Muitas pessoas ainda acham que reumatismo é uma doença, mas na verdade existem diversas doenças, como:


▫ Artrites, como a reumatoide e a psoriásica

▫ Artrose

▫ Lúpus Eritematoso Sistêmico

▫ Gota

▫ Febre reumática

▫ Fibromialgia

▫ Espondilite Anquilosante

▫ Vasculites

▫ Tendinite e bursite

▫ Osteoporose


Existe um universo imenso dentro da reumatologia de sintomas, diagnósticos e tratamentos. Por isso, buscar um especialista que ouvirá sua história com atenção e fará uma investigação bem direcionada é super importante.


Me conta: Você já sabia quando é a hora de buscar um reumatologista?


Dr. Rodolfo Weidmann

Reumatologista

RQE 26807

260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page