top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

Vamos conversar sobre artrite reumatoide?

Hoje vamos conversar sobre ela que, sem dúvidas, é um dos principais diagnósticos dentro da reumatologia: a artrite reumatoide. Vamos entender mais sobre ela?


▫️A artrite reumatoide é uma doença inflamatória, autoimune, crônica e progressiva. Não existe somente uma causa para o surgimento da doença, mas sim um conjunto de fatores, como genética, fatores endócrinos, ambientais e de estilo de vida.


Sua principal característica é a inflamação de várias articulações, em especial as pequenas articulações de nossos braços e pernas.


▫️ Se você tem artrite reumatoide, provavelmente vai se identificar com os sintomas. Os principais são:


- Dores nas articulações, como punho, dedos e joelho

- Rigidez e dificuldade para movimentar a articulação, principalmente pela manhã

- Inchaço nas articulações

- Deformação em articulações


Esses sintomas surgem justamente porque existe inflamação nas articulações e por isso algumas podem doer mais do que as outras, dependendo do grau de inflamação e nível de sensibilidade à dor.


Geralmente, o paciente chega no consultório já bastante exausto das dores, ou até já suspeitando do diagnóstico.😰

Por isso, ouvir todo quadro clínico é fundamental para o início da investigação da artrite reumatoide.


Os exames laboratoriais solicitados são de anticorpos específicos, além dos exames de provas de atividade inflamatória como o VHS e a proteína C reativa. Porém, na artrite reumatoide os exames de imagem são essenciais.


▫️Uma das principais dúvidas dos pacientes é sobre o tratamento: Vou parar de sentir dor? Posso evitar a deformação em articulações?


O tratamento será feito de forma medicamentosa, mas também com mudança no estilo de vida, dieta balanceada, exercício físico e hábitos saudáveis, como não fumar.


É importante lembrar que o reumatologista será seu aliado e o comprometimento com o tratamento é sem dúvidas o principal fator para alívio de sintomas e controle da doença.


O tema é complexo e por isso vamos conversar muito ainda sobre a artrite reumatoide. Mas me conte nos comentários: quais outras dúvidas você tem?


Dr. Rodolfo Weidmann

Reumatologista

RQE 26807

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page