top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

Vamos falar de Osteoporose?

Osteoporose: o que é?

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos. Pessoas com esta doença podem quebrar seus ossos com muita facilidade. Por exemplo, as pessoas com osteoporose às vezes quebram um osso ao cair dentro de sua casa, por mecanismo simples de queda. Quebrar um osso pode ser muito grave, especialmente se for algum osso do quadril. As pessoas que quebram o quadril às vezes perdem a capacidade de andar por conta própria, ficam por meses acamadas. Esse é um dos fatores que é invocam a necessidade de tratar a Osteoporose e evitar possíveis fraturas e sequelas funcionais.


Osteoporose: como posso saber se tenho?

A osteoporose não causa sintomas até que você quebre um osso. Entretanto seu Reumatologista pode realizar alguns exames para avaliar presença da Osteoporose. O melhor desses testes busca avaliar a densidade óssea, chama-se DXA ou somente “Densitometria Óssea”. Este é um tipo especial de raio-X que avalia alguns sítios ósseos (coluna lombar, colo femoral, fêmur proximal total, antebraço). Este é um teste quantitativo, não conseguindo avaliar a qualidade óssea com de forma mais acurada.

Algumas pessoas descobrem que têm osteoporose porque quebram um osso durante uma queda ou um impacto leve. Isso é chamado de "fratura por fragilidade", porque as pessoas com ossos saudáveis não devem quebrar um osso tão facilmente. Pessoas com fraturas por fragilidade apresentam alto risco de fratura de outros ossos.


Osteoporose: O que posso fazer para manter meus ossos o mais saudáveis possível?

Você pode:

1) Coma alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e vegetais de folhas verdes;

2) Coma alimentos ricos vitamina D, como peixes;

3) Esteja ativo por pelo menos 30 minutos, quase todos os dias da semana;

4) Evite fumar;

5) Limite a ingestão de álcool.


Osteoporose: faça o seu melhor para não cair também!

Parece simples, mas você pode evitar muitas fraturas reduzindo as chances de queda. Fazer isso:

1) Certifique-se de que todos os seus tapetes tenham um revestimento antiderrapante para mantê-los no lugar;

2) Guarde todos os cabos elétricos para que não fiquem no seu caminho;

3) Ilumine bem todas as passagens;

4) Cuidado com pisos escorregadios;

5) Use sapatos confortáveis e resistentes com sola de borracha

6) Verifique com seu oftalmologista necessidade de usar óculos e, caso já utilize, se o grau das lentes está adequado;

7) Pergunte ao seu médico para verificar se algum dos seus medicamentos pode causar tonturas ou aumentar o risco de cair.


Osteoporose: pode ser tratada?

Sim, existem alguns medicamentos para tratar a osteoporose. Primeiro será realizada orientações de medidas comportamentais e reduzir fatores de risco. Depois orientaremos exercícios físicos, se possível, para fortalecimento muscular e postural. Por último indicaremos medicações. Caso necessário, suplementaremos com Cálcio e Vitamina D para ter níveis adequados para saúde óssea. Os demais medicamentos, como Bifosfonatos e Denosumabe vão agir na reabsorção óssea, e o Teriparatide agirá na formação óssea. Indicação dessas últimas medicações devem seguir critérios e protocolos previamente estabelecidos. Ideal é buscar seu Reumatologista e avaliar sua saúde óssea com qualidade.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page