top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

Dores articulares no inverno: quando se preocupar?

Nos dias frios do ano, uma queixa muito comum dos pacientes é o aumento das dores articulares! Muitos podem dizer que isto somente é impressão sua, porém ela é real e há uma explicação! Devido as pessoas ficarem mais encolhidas devido o frio, os músculos, tendões e ligamentos ficam mais rígidos, como se estivessem congelados. Sabe aquela posição dos ombros retraídos que comumente fazemos quando estamos com frio? Então, esta contração ocorre em várias partes do nosso corpo quando somos expostos a baixas temperaturas! O problema é que esta contração aumenta a sensibilidade de nossas estruturas periarticulares, deixando-as mais sensíveis, podendo gerar dor! Quando a pessoa já possui outros problemas articulares crônicos, esta sensibilidade à dor pode amplificar a dor que o paciente já apresenta, além de limitá-lo bastante.

Contudo quando esta pessoa apresenta não somente dor articular aumentada pela manhã dos dias frios, mas uma constância desta queixa, independente temperatura do dia, com uma “lentidão” ou dificuldade de movimentar as articulações ao se levantar da cama ou após ficar muito tempo na mesma posição, que melhora ao movimento, que dura uma hora ou mais, reflete que há uma importante inflamação em suas articulações, de outras causas e tratamentos.

Esta rigidez matinal prolongada descrita acima é comum as artropatias inflamatórias. Exemplo clássico tempos a Artrite Reumatoide, porém também visto no Lúpus Eritematosos Sistêmico, Espondilite Anquilosante e Artrite Psoriásica. Ela é um importante sinal de alerta: Caso você não tenha diagnóstico e apresenta este padrão de rigidez matinal, você deve passar por uma avaliação com um reumatologista, para compreender melhor a origem desta rigidez e propor um plano terapêutico. Porém se você já possui um diagnóstico reumático, e voltou apresentar rigidez matinal ou ainda vem apresentando, apesar do tratamento, ideal é conversar com seu reumatologista, para compreender onde esta manifestação se encaixa no seu quadro atual e se há necessidade de ajuste terapêutico.




75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page