top of page
Buscar
  • contato768385

Qual a importância do diagnóstico precoce da artrite reumatoide?

Já conversamos por aqui sobre a artrite reumatóide, doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações e que é um dos principais diagnósticos na reumatologia. No post de hoje, quero ressaltar a importância do diagnóstico precoce e explicar porque é fundamental buscar o reumatologista diante dos primeiros sinais e sintomas.


Sabemos que o diagnóstico precoce é determinante em todas as doenças. No caso da artrite reumatoide não é diferente. Quando antes a doença for diagnosticada, menos ela terá se desenvolvido e, com isso, os impactos serão muito menores.


🔸 Com o avançar da doença, vai havendo a destruição da cartilagem articular, podendo desenvolver deformidades e incapacidade para realização de atividades diárias. Além das articulações, outros órgãos e/ou tecidos podem ser acometidos e apresentar alterações, como a pele, unhas, músculos, rins, coração, pulmão, sistema nervoso, olhos e sangue.


O tratamento vai variar de acordo com o estágio da artrite, sendo mais agressivo quanto mais avançada ela estiver. Como se vê, o diagnóstico precoce e o início do tratamento são determinantes e devem acontecer o mais rápido possível.


🔸 Os principais sintomas, que devem servir de alerta, são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, sobretudo mãos e punhos, com duração superior à 6 semanas.. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular, como mencionado acima. Normalmente, também há o comprometimento da cervical.


Ao identificar algum desses sinais, agende uma consulta.


Posso te ajudar!


Dr. Rodolfo Weidmann

Reumatologista

RQE 26807




623 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page