top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

Você sabe como é feito o tratamento de lúpus?


Antes de falar sobre o tratamento do lúpus, vou fazer algumas considerações sobre a doença. Não há uma única causa exata, mas um somatório de fatores genéticos, hormonais e ambientais que participam do seu desenvolvimento.


🔸 Existem dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta com manchas ou lesões na pele, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar, e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos, podendo ou não ter lesões de pele associadas..


Para definir o tratamento, deve-se rastrear o tipo do lúpus, os sintomas, bem como identificar a extensão e gravidade da doença, que pode ser classificada em leve, moderada e grave. Essa classificação permite uma ordenação prática dos medicamentos a serem utilizados.


🔸 O tratamento é sempre individualizado. Pode ser necessário um, dois ou mais medicamentos em uma fase (ativa da doença) e, poucos medicamento em outras fases (não ativas ou em remissão). O tratamento também inclui remédios para regular as alterações em consequência da inflamação sistêmica, como para hipertensão, inchaço nas pernas, febre, dor etc.


Antimaláricos, preferencialmente a hidroxicloroquina, normalmente são prescritos, independentemente da gravidade da doença, além de tratar algumas manifestações, previne a ocorrência de novas manifestações.


Pacientes com lúpus devem ter cuidados especiais com a saúde como um todo, tendo maior atenção com a alimentação e repouso adequado, além de evitar condições de estresse e ter rigorosas medidas de higiene (pelo risco potencial de infecções).


E, por incrível que pareça, a não adesão ao tratamento é uma das mais importantes causas do não controle da doença. É fundamental ter consciência sobre a provável evolução natural da doença e a necessidade de tratamento contínuo. As consultas com o reumatologista, geralmente, são entre 3 e 6 meses. Em casos de doença em atividade, podem acontecer retornos mais frequentes.


Se puder ajudar, estou aqui!


Dr. Rodolfo Weidmann

Reumatologista

RQE 26807

183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page