top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

Entrevista sobre Osteoporose na TV Tarobá

Neste dia 20 de Outubro, é comemorado o dia mundial e nacional da Osteoporose. Um dia com objetivo de auxiliar à população na conscientização, do diagnóstico e tratamento da osteoporose, além de tirar alguns mitos e dúvidas comuns sobre a Osteoporose. E para este dia tive o prazer de ser convidado para dar uma entrevista no Programa da Sara Presoto na TV Tarobá de Londrina, junto com um time de especialistas sobre o assunto. Abordamos além da visão médica, pontos de enfoque com o Fisioterapeuta, Nutricionista e Educador Físico. O Acompanhamento multidisciplinar sempre muito importante e conseguimos dar este enfoque na entrevista. Vale a pena conferir. Vou deixar o link abaixo para vocês, assim como vou revisar alguns pontos importantes sobre osteoporose que precisamos ter em mente.


Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas.

Não. A osteoporose é uma doença silenciosa, raramente causa sintomas prévios a uma consequência dela. O Sintoma que encontramos da osteoporose é a fratura, e isto que queremos evitar com o tratamento; ou evitar que ocorra alguma fratura, ou se já ocorreu, que ocorram novas.


Os nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Está hormônio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Por este motivo, as mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente. Com esta queda, os ossos passam a se descalcificar e se tornam mais frágeis. De acordo com estatísticas, a osteoporose afeta 1 homem para cada 4 mulheres.


Sim! Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. 1 a 4 quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença. E anualmente, ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. É muita fratura!


Na verdade são dois. O primeiro é o diagnóstico e tratamento precoce antes que ocorra a primeira fratura osteoporótica. O Segundo é após a fratura o paciente receber tratamento e evitar uma nova fratura.


Uma primeira fratura aumenta em até 5x o risco de uma nova fratura


Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são as vértebras da coluna o fêmur (que é o osso da coxa), o punho e braço. E o problema destas fraturas que piora muito qualidade de vida do paciente. Exemplo fraturas do fêmur, que o paciente necessita ficar acamado e a reabilitação é lenta.


Diagnóstico precoce da osteoporose é feito pela medida da densidade óssea, através do exame da Densitometria Óssea. Indicado para todas a mulheres a partir dos 65 anos e para todos os homens com mais de 70 anos, porém para todas mulheres menopausadas e homens acima de 50 anos, se possuírem algum fator de risco está indicado realizar o exame.


- mulheres com menopausa precoce

- tabagistas

- etilistas

- pessoas que possuem história de familiares que sofreram fratura por osteoporose

- pessoas que utilizam corticóides por muito tempo para tratamento de alguma doença, como no Lúpus

- Ter Artrite Reumatóide, ou outras doenças que possam favorecer desenvolvimento da Osteoporose, como diabetes, doença celíaca, cirurgia bariátrica.


A prevenção da osteoporose deve se iniciar na infância, através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio (especialmente presente nos laticínios e, em menor quantidade, nas verduras escuras, gergelim) Além disto, deve-se proporcionar para a criança e o adolescente a possibilidade de brincadeiras e atividades ao ar livre. Isto não somente vai estimular o exercício físico, que fortalece o esqueleto em crescimento, mas também melhora o equilíbrio e possibilita a exposição ao sol para que ocorra a produção Vitamina D na pele. E na vida adulta há necessidade de manter hábitos saudáveis de alimentação balanceada rica em cálcio, atividades físicas regulares e níveis adequados de vitamina D. não podemos esquecer da necessidade de evitar o consumo de álcool e de fumo; evitar o consumo excessivo de sal e realizar medidas que minimizem o risco de quedas.


Não. Há níveis adequados que buscamos de cálcio e vitamina D. Para o cálcio, normalmente na consulta fazemos uma boa avaliação de como são hábitos dietéticos da pessoa e avaliamos se haverá necessidade de complementar com cálcio ou não. Já a vitamina D também há níveis adequados que buscamos, caso não obtivermos através da exposição solar, podemos repor.

Você pode reduzir o risco de desenvolver a Osteoporose com medidas como uma alimentação rica em cálcio, manutenção de uma atividade física e aporte adequado de Vitamina D foram proporcionados ao longo da vida. Entretanto, é importante salientar que, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada. Mas há boa notícia que há tratamentos adequados.


Há várias opções de tratamento disponíveis hoje, desde medicamentos diário, semanais, mensais ou semestrais; como também medicamentos via oral, subcutâneo ou endovenosos. A opção que será escolhida, depende de algumas características do paciente e será realizada em consulta com seu médico.





27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page