top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Rodolfo Weidmann

Psoríase e Artrite Psoriásica juntas: é possível?

Psoríase e Artrite Psoriásica juntas

> Você tem lesões descamativas na pele, no couro cabeludo, atrás orelhas, cotovelos e joelhos?

> você dor e inchaço em algumas articulações?

> Você já pensou que você poder ter Psoríase e Artrite Psoriásica?


A Doença Psoríase é uma doença inflamatória crônica multissistêmica com predomínio de envolvimento cutâneo (qual os dermatologistas são os médicos especialistas no cuidado) e envolvimento articular, no qual os reumatologistas vão ter o cuidado. É uma doença que acomete igualmente homens e mulheres e que sofre um grande impacto emocional e psicossocial na vida dos pacientes.


A Psoríase:

A psoríase pode ser em placas, caracteristicamente simétricas, eritematosas, bem delimitadas com descamação prateada, muito comum lesões no escalpo, tronco e superfícies extensoras. Mas há outros tipos de psoríase em que o dermatologista é capaz de diagnosticar, como a psoríase invertida, pustulosa, gutata, eritrodérmica. Até tem um tipo em que há o envolvimento das unhas, a psoríase ungueal que está até mais relacionada com envolvimento articular do que outras manifestações na pele.


A Artrite Psoriásica:

Quando há o comprometimento articular, podemos chamar de Artrite Psoriásica, na maioria dos casos há o acometimento de 4 ou menos articulações periféricas, de forma assimétrica. Sendo esta forma – oligoarticular, mais comum em homens. Porém podemos ter a forma poliarticular com 5 ou mais articulações e simétricas, também há a forma distal, a forma mutilante e a forma axial, quem que pode ter a inflamação de uma articulação que os reumatologistas gostam de investigar, que é a sacroilíaca. Além das articulações, pacientes com artrite psoriásica podem ter inflamação das enteses (que são pontos de inserção de tecido mole – como músculo ou tendões, no tecido duro – nos ossos. sendo a inflamação da entesopatia do tendão de Aquiles a mais característica. Também podem ocorrer Dactilite que é uma inflamação grave dos dedos, popularmente conhecido como dedos em salsichas.


Psoríase e Artrite Psoriásica: importância tratamento precoce

Se não tratada, a Artrite psoriásica pode levar a uma doença severa, com erosões articulares e neoformações óssea O alerta que fica é: caso você tenha psoríase e passe ter queixas articulares, comente com seu dermatologista que ele irá avaliar e indicará um reumatologista ou procure direto um reumatologista. Tratamento precoce é o caminho!




181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page